BannerFecharFrasco
BannerEnvazando
BannerEncapsulando
BannerEmpresa
BannerCaixinhas

Menopausa sem medo

Mais de 18 milhões de mulheres estão sofrendo por uma mudança natural do corpo, a menopausa. Entre os 45 e 55 anos, a mulher se prepara para ter sua última menstruação. Esse evento é chamado de menopausa. Quimicamente, isso significa que o corpo começa a diminuir a produção dos hormônios estrogênio e progesterona e, além da falta de menstruação, outros sintomas começam a aparecer.

A mulher pode sentir dores de cabeça, dores no corpo, perda de memória, secura vaginal, problemas urinários e oscilações de humor. Mas, o pior sintoma de todos é o fogacho. O fogacho é uma onda de calor incontrolável, principalmente na parte superior do corpo. Ele é causado pelo hipotálamo, nosso termômetro interno, que começa a ficar desregulado. O corpo, para conter esse calor súbito, produz o suor, que vem para diminuir a temperatura corporal. Assim que o fogacho passa, a mulher pode, então, sentir frio, pois a transpiração diminui a temperatura corporal além do necessário.

Todos esses sintomas são chamados de climatério. Sinais do corpo, dizendo que algo mudou. A mulher deixa então de ser fértil, esgotando seu estoque de óvulos e parando de produzir aqueles hormônios que, na puberdade, lhe deram tantos problemas. O corpo, já acostumado com a presença deles, sente falta, criando então todos esses sintomas de abstinência.

Com a medicina de hoje, existe uma forma de recobrar a qualidade de vida. Os fogachos, que mantém as mulheres acordadas a noite, com a qualidade de sono reduzido, podem ter um fim. As oscilações de humor, sem nenhum motivo aparente, podem ter uma solução.

A mulher apresentando esses sintomas, deve entrar em contato com seu médico ginecologista e pedir um tratamento. São diversos tratamentos existentes, que não se resumem a reposição hormonal. Existem tratamentos mais naturais, que devem ser levados em consideração. É preciso conversar com o médico e verificar a melhor opção. A única coisa que a mulher não pode fazer, é deixar que essa transição afete tanto a vida dela.

 

Fonte: Menopausa sem Segredo: Drauzio Varella esclarece fase em nova série

 

Autoria: Maria Cristina Dadalt

Revisão: Aldo Cândido Dadalt

 

Produtos Relacionados:

Flor da noite composta cápsulas

Flor da noite composta tintura